Aso Exame Ocupacional
Na medicina convencional, ao realizarmos uma consulta, obtemos um atestado médico, e não é diferente na medicina do trabalho.
O ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), é um documento obrigatório para empresas sob o regime da CLT, que deve ser entregue após a realização de qualquer exame ocupacional.
Este atestado comprova a aptidão do colaborador para realizar as funções, garantindo a segurança dele, de seus colegas, e da empresa.
Veja a seguir o que é ASO exame ocupacional, seus tipos e o que deve constar no documento.
O que é ASO exame ocupacional?
O Atestado de Saúde (ASO exame ocupacional), é um documento comprobatório que atesta a aptidão do funcionário para realizar suas atividades laborais.
Ele é emitido pelo médico do trabalho após a realização da avaliação clínica de todos os exames ocupacionais previstos na CLT.
Para conseguir a emissão do ASO exame ocupacional, é necessário que o trabalhador passe tanto pela avaliação clínica, quanto pelos exames complementares (quando solicitado).
A emissão do atestado é obrigatória para todas as empresas que seguem a CLT.
Quando o ASO exame ocupacional deve ser emitido?
O ASO exame ocupacional deve ser emitido após a realização dos seguintes exames:
-
Admissional: quando é firmado o vínculo entre trabalhador e empresa, garantindo que a pessoa esteja apta para o cargo.
-
Demissional: no desligamento do funcionário, verificando possíveis doenças adquiridas ou agravadas pelo trabalho.
-
Periódico: exame realizado com determinada frequência (a depender do grau de risco da empresa), verificando se as atividades realizadas estão causando algum tipo de prejuízo.
-
Retorno ao trabalho: no retorno de trabalhadores afastados por mais de 30 dias devido à doença ou licença médica é realizada a avaliação que atesta a confirmação do seu retorno.
-
Mudança de função: quando o colaborador assume nova função dentro da empresa que envolvam outros riscos ocupacionais.
A validade do ASO exame ocupacional, varia de acordo com o grau de risco da empresa, sendo:
-
135 dias para graus 1 e 2
-
90 dias para graus 3 e 4
Este prazo pode afetar o exame demissional, que é dispensado quando o trabalhador já realizou outro exame ocupacional dentro dos prazos acima.
O que o ASO exame ocupacional deve conter?
Para ser considerado válido, o ASO exame ocupacional deve conter de forma detalhada os seguintes requisitos:
-
Identificação do colaborador
-
Dados da empresa
-
descrição dos riscos ocupacionais
-
Tipo de exame realizado
-
Resultado dos exames
-
Conclusão sobre a aptidão
-
Assinatura e identificação do médico responsável
-
Data da emissão.
Caso não haja qualquer um destes requisitos, o documento não é válido.
ASO exame ocupacional é mais que um papel — é proteção legal e cuidado com pessoas
O ASO exame ocupacional é um documento obrigatório segundo a CLT, que dá garantia jurídica para o colaborador e para a empresa.
Por ser um documento tão importante, relacionado à saúde do trabalhador, é fundamental escolher uma clínica confiável.Estamos perto de sua empresa. Seguindo a filosofia de atendimento nas regiões centrais, garantindo facilidade de acesso, a Plenitude Medical possui modernas instalações no centro das cidades de Guarulhos, Barueri, Campinas e São Paulo, garantindo presença e ampla cobertura de atendimento para a sua empresa.
Pensando nisso, conte com a Plenitude medical para investir no bem-estar do seu colaborador.
Com ampla experiência em medicina do trabalho, a clínica conta com profissionais qualificados para garantir a saúde do seu funcionário.
Entre em contato e agende seus ASO exames ocupacionais com a Plenitude Medical. Venha conhecer as nossas instalações em Barueri, São Paulo, Guarulhos, Campinas cobrindo toda a Grande SP com fácil acesso nas regiões centrais das principais cidades e centros urbanos para uma experiência prática e completa.
O texto acima "Aso Exame Ocupacional" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.


