Elaboração de PGR
PGR é a sigla para Programa de Gestão de Risco, um conjunto de programas para identificar e controlar os riscos ocupacionais e ambientais presentes nas atividades laborais.
O PGR, que pode ser registrado de forma física ou digital, se tornou obrigatório em 2022, quando a Norma Regulamentadora n° 1 entrou em vigor.
Apesar desta obrigatoriedade, microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) com graus de risco baixo (1 e 2), podem ser isentas caso não possuam riscos ocupacionais que exijam controle específico.
A elaboração do PGR deve ser realizada por profissionais especializados, identificando os riscos, as medidas de controle, os protocolos de emergência, e devem ser atualizados regularmente.
Neste blogpost explicaremos mais sobre a importância deste documento e o passo a passo de sua elaboração.
Como funciona a elaboração de um PGR completo
O PGR deve, primeiramente, ser composto por no mínimo dois documentos:
-
Inventário de Riscos Ocupacionais: compreende as etapas de Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos, de modo a estabelecer a necessidade de medidas de prevenção;
-
Plano de Ação: estabelecem as medidas de prevenção a serem introduzidas, aprimoradas ou mantidas, de modo a eliminar, reduzir ou controlar os riscos ocupacionais.
Elaborado por um profissional especializado, o PGR possui algumas simples e importantes etapas, sendo elas:
-
Identificação dos riscos: analisando detalhadamente todas as atividades realizadas na empresa, seus equipamentos, materiais e substâncias.
-
Avaliação dos riscos: determinar seu grau, levando em conta os possíveis danos aos colaboradores e ao meio ambiente, além de calcular a possibilidade de ocorrência.
-
Definição das medidas de prevenção e controle: com os riscos determinados, é necessário traçar um plano de prevenção e controle, como o uso de EPIs e treinamento dos empregados.
-
Elaboração do PGR: documento que deve conter detalhadamente as análises contidas nas outras etapas, além de identificar como os riscos serão monitorados.
-
Treinamento dos trabalhadores: os colaboradores devem ser treinados para saberem o que fazer em caso de possíveis acidentes e quais são os procedimentos de emergência. É ideal que este treinamento ocorra periodicamente.
-
Monitoramento e atualização do PGR: por fim, é necessário monitorar o PGR, e atualizá-lo segundo as exigências estabelecidas.
Se praticidade para a realização dos serviços é indispensável para a sua empresa, a Plenitude Medical possui unidades bem localizadas em toda grande São Paulo, com operações sólidas nas cidades de Barueri, Campinas, Carapicuíba, Guarulhos e São Paulo, atendendo as regiões do centro e bairros próximos como Botafogo, Cumbica, Taboão, Alphaville, entre outros.
Manutenção e atualização do PGR: quando fazer
É fundamental manter o PGR atualizado, e existem alguns fatores que exigem esta atualização, como:
-
Mudança no layout da empresa
-
Novos equipamentos ou processos
-
Acidentes ou incidentes significativos
Além destes cenários, a NR-1 determina que este documento seja atualizado anualmente, ou conforme as exigências do técnico responsável.
Garanta um PGR eficiente com apoio especializado
A elaboração do PGR deve ser feita por um profissional especializado, com ampla experiência em segurança do trabalho.
Pensando nisso, conte com a Plenitude para desenvolver e monitorar os planos de ação contra acidentes da sua empresa.
Um PGR bem elaborado, além de atender as normas legais, valoriza a imagem da sua empresa e protege as vidas de quem está por trás de seu sucesso.
Investir em um PGR de qualidade é investir em segurança! Venha conhecer as nossas instalações em Barueri, São Paulo, Guarulhos, Campinas cobrindo toda a Grande SP com fácil acesso nas regiões centrais das principais cidades e centros urbanos para uma experiência prática e completa.
Entre em contato com a Plenitude Medical e trace seus planos de ação com eficiência e responsabilidade!
O texto acima "Elaboração de PGR" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.


