Exame Admissional
O exame admissional é uma avaliação médica necessária antes de um funcionário entrar na empresa. Esta consulta está prevista no Art. 168 do Decreto-lei nº 5.452/43.
Por ser uma obrigação legal, é importante estar atento em alguns detalhes para que o processo seja tranquilo e eficiente.
Veja a seguir neste blogpost tudo sobre o exame admissional e como ele funciona na prática.
O que é exame admissional e qual sua importância?
O exame admissional é uma consulta médica para avaliar as condições físicas e mentais do profissional antes do início de suas atividades em uma empresa.
Esta avaliação é obrigatória para os trabalhadores contratados sob o regime da CLT, presente no art. 168 da mesma. Segundo o dispositivo, o exame fica por conta do empregador, que deverá marcar a consulta para seu novo empregado.
Cada profissão pode exigir uma avaliação específica para as funções desempenhadas, a fim de evitar qualquer tipo de acidente no trabalho.
Como é feito o exame admissional na prática?
O exame admissional é realizado por meio de uma entrevista, onde o médico irá buscar informações sobre:
-
Atividades realizadas no último emprego
-
Se já passou por cirurgias
-
A existência de doenças crônicas
-
Uso de remédios controlados
Logo após a entrevista, são realizados alguns exames admissionais, como de:
-
Pressão arterial
-
Frequência cardíaca
-
Exame físico
A depender da função que será realizada no novo emprego, a empresa pode pedir alguma avaliação específica, como um eletrocardiograma, por exemplo.
Mas atenção, é importante se atentar aos exames que a empresa não pode solicitar, por se enquadrarem como atitudes discriminatórias, previstas na Lei n° 9029/95.
As avaliações proibidas são:
-
HIV
-
Teste de gravidez
-
Esterilização
-
Toxicológico
A Plenitude está presente nas principais regiões da Grande SP, cobrindo as cidades de São Paulo SP, Guarulhos SP, Campinas SP, Barueri SP, presente nos principais centros econômicos para atender com qualidade e eficiência a sua empresa e aos seus colaboradores.
Riscos de não realizar o exame admissional
Caso a empresa realize a contratação de um funcionário sob o regime da CLT, e não realize o exame admissional, ela estará atuando em desacordo com às exigências da justiça do trabalho, o que pode resultar em penalizações, já que esse ato é uma infração administrativa.
Outro ponto relevante para as empresas é que, sem o exame admissional, não haverá proteção contra possíveis acusações de trabalhadores alegando que sua saúde piorou devido às atividades realizadas.
Sem o exame admissional, não haverá histórico de sua condição de saúde antes do início das atividades, ou seja, não haverá provas.
O exame admissional como parte de um processo responsável de contratação
O exame admissional, ao mesmo tempo que é uma das últimas etapas do processo de contratação, é o primeiro passo para o vínculo empregatício.
Por ser um processo tão importante, é necessário contar com uma clínica que possua ampla experiência na medicina do trabalho. Considerando fácil acesso como indispensável para um bom atendimento, a Plenitude Medical se encontra nas principais cidades da Grande São Paulo, como Barueri, Campinas, Guarulhos, Carapicuíba e São Paulo, presente principalmente nas regiões do centro e bairros vizinhos ao centro como Alphaville, Botafogo, Vila Industrial, Jardim Guanabara, Bairro de Cumbica, Taboão, Vila Matilde, marcando forte presença em toda Grande SP para melhor conforto de seus clientes.
Para isso, conte com a Plenitude, e comece seu novo vínculo com responsabilidade!
O texto acima "Exame Admissional" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.


